Os 9 Melhores Livros Para Ler no Ano de 2018

Uma seleção de melhores livros para ler poderá ser subjetiva, uma vez que dependerá dos gostos de cada um. Este ponto vale tanto para livros infantis, quanto juvenis ou direcionado a adultos. Neste artigo pretendemos sugerir os melhores livros para ler no ano de 2018, sempre com a ressalva de que deverá ser adaptada à idade, finalidade e grau de aprendizagem e leitura. Dividimos as nossas sugestões de bons livros para ler no ano vindouro por idade recomendada, deste modo, poderá esperar da nossa lista três livros recomendados para crianças, três para adolescentes e três para adultos .O nosso top livros para leitura em 2018 foca-se não só em livros atuais mas também em livros intemporais que fazem falta na estante lá de casa, ou para seguir a moda de ler livros online. Estes não são livros de romance, são livros desafiantes, livros que transportam o leitor para outras realidades, livros bons e, claro, alguns dos livros mais vendidos no ano que agora findou. Para além desta lista, poderá consultar também as recomendações que temos de livros Usborne; se tenciona começar a ler em inglês, são excelentes exemplos, indicados a níveis diferentes, o ponto de partida ideal a que poderá ter acesso através de nós.

 

Para crianças

 

Coisa de Menina

 


Coisa de Menina é um livro que desmistifica os papéis atribuídos a crianças de géneros diferentes. Este livro pretende ensinar as crianças que não existem quaisquer limites nos seus sonhos e preferências. Numa altura em que os papéis de género estão a ser discutidos por adultos, é importante que as crianças compreendam também que o seu género não as obriga a quaisquer limites. Uma menina poderá sonhar ser astronauta, um menino poderá querer ser maquilhador, e com o avançar dos tempos é importante que as crianças compreendam que, independentemente do seu género, o céu é o limite.

 

Para onde vamos

 


Numa altura em que de discute a questão dos migrantes e refugiados, as crianças não têm acesso às mesmas informações que os adultos. Este livro conta a história de uma menina que parte com o seu pai num caminho de aventuras em busca de uma vida melhor. É educativo no ponto em que a criança poderá identificar-se com a criança da história e compreender o ponto de vista das crianças que por alguma razão se veem obrigadas a largar a sua vida para superar problemas.

 

O reino partido ao meio

 


Quando cada vez mais casais se divorciam, as crianças sentem-se perdidas entre duas casas, numa nova realidade em que os pais se separam. A criança desta história, um pequeno príncipe que não compreende porque o dragão dividiu o seu reino ao meio, vê-se perdida e supera diversos problemas para compreender que tudo ficará bem, mesmo estando os seus pais – o rei e a rainha – em ilhas diferentes.

 

Para adolescentes

 

A saga Harry Potter

 

 

Já bem conhecida pelo público, decidimos sugerir uma saga que acompanhou toda uma geração. Os jovens de hoje em dia talvez conheçam as versões cinematográficas desta trama, no entanto, os livros nos quais estas são baseadas são de fácil leitura e prendem o leitor à história do inicio ao fim de forma lúdica com algumas lições pelo meio. É, decerto, uma leitura intemporal.

 

A saga Divergente

 

Mais recente que a saga anterior, porém também já adaptada ao grande ecrã, a saga Divergente apresenta uma sociedade completamente diferente da real, em que o leitor acompanha os passos de uma heroína que tenta superar os problemas que a sua condição proporciona. A leitura desta saga é, sem dúvida, dirigida a jovens, mas muitos adultos poderão também desfrutar da leitura destes livros.

 

A saga Maze Runner

 

 

Outra saga recente, que também já conta com versões em filme, é a saga Maze Runner. Nestes livros, o jovem leitor é transportado para grandes dificuldades encontradas pelo personagem principal e terá que, junto com este, perceber que passos deverá tomar para ultrapassá-los. Também esta saga poderá ser interessante para alguns adultos.

 

Para adultos

 

Origem

 

Este livro, da autoria do já famoso Dan Brown (Código Da Vinci) é um grande lançamento de 2017 que alberga diversos temas desde a religião à ciência, o que apela ao desenvolvimento intelectual do leitor. É desafiante, interessante e, claro, cativante acompanhar o argumento deste livro.

 

A Guerra dos Tronos

 

A série mais aclamada dos últimos tempos é, também, baseada em obras literárias. Para os leitores interessados em fantasia e para os grandes fãs da série, esta saga ainda incompleta é um must read.

 

A Estrada Subterrânea

 

Vencedor de grandes prémios literários e com o aval do antigo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, este livro transporta o leitor para o passado, para a época da escravidão, fazendo com que este viva as angústias de uma escrava isolada e solitária que talvez consiga sair da sua situação.

 

Esperamos que tenha desfrutado do nosso top livros, desde as novidades que vêm instruir as crianças para questões muito atuais, passando pelas sagas recomendadas para jovens e culminando em livros que interessarão a muitos adultos. Não se esqueça de avaliar as nossas Sugestões de Leitura em Diversos Níveis de Inglês para 2018Boa leitura!

 

UM COMENTÁRIO

  • Wanessa Coutinho diz:

    Eu li a Saga Divergente em apenas uma semana por conta da indicação de vocês e olha… estou tão apaixonada por Tris e Quatro que meu coração aperta por ter acabado. Obrigada pela indicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Praceta da Juventude Nº14, 2A/B/D, 2975-339 Quinta do Conde


Landline: 211 549 040
Mobile: 939 053 928


Email: [email protected]


Clique no botão para aceder ao formulário de contacto: