Carrinho

IELTS, TOEFL e CAE: Saiba Quais as Principais Diferenças e Qual se Adequa ao seu Caso Específico

Caso necessite de uma prova da sua proficiência em inglês e não possua um certificado de um curso superior em línguas, existem soluções diferentes à sua disposição: IELTS, TOEFL ou CAE.

 

Um curso de inglês poderá melhorar as suas capacidades na escrita, compreensão, leitura e oralidade, porém, de modo a conseguir certificar que possui um determinado nível na língua inglesa para efeitos como o ingresso num curso universitário no estrangeiro ou a candidatura a um emprego em que esta língua seja requisito, poderá ser necessária a certificação.

 

 

Existem três opções maioritárias no que diz respeito à certificação do seu nível de inglês: IELTS, TOEFL e CAE, cada qual com uma abordagem e efeito distintos, porém semelhantes, que o encaminharão para o objetivo pretendido e para o seu sucesso. Em dois dos casos, o IELTS e o TOEFL, o certificado tem um prazo de validade de dois anos, uma vez que o seu objetivo é certificar a sua aptidão no inglês num determinado ponto da sua vida. No que diz respeito ao CAE, a certificação é diferente, uma vez que não é provisória, é permanente. Esta informação deverá ser o seu ponto de partida na decisão no que diz respeito à certificação mais adequada ao seu caso. Vejamos em detalhe:

 

CAE

O Cambridge English Exam é administrado com o nível relacionado à Universidade de Cambridge. Está maioritariamente orientado para o uso europeu a nível de universidades, mas também em locais onde o British English é tido como referência, como na Austrália ou Nova Zelândia. De modo a ser examinado para este curso, deverá dirigir-se a um centro que disponibilize a certificação. A parte oral será examinada em conjunto com um outro aluno em jeito de entrevista e por parte de dois examinadores. As habilitações estão divididas em categorias – conversação, leitura, escrita e compreensão oral – mas o certificado está apenas disponível para quem consegue uma nota alta dentro da escala de notas disponível neste exame. É um exame avançado que corresponde ao nível C1 na escala CEFR de línguas. As capacidades demonstradas ao possuir o CAE são a possibilidade de seguir um curso académico em inglês, a comunicação eficiente em ambiente profissional ou universitário e um nível de fluência elevado. A nossa escola disponibiliza cursos adequados à idade e nível em que se encontra, recorrendo a materiais Cambridge English, para que o caminho rumo à certificação seja um sucesso. Ajudamo-lo também na preparação para o exame.

 

IELTS

Também com maior predominância a nível europeu e em países com influência britânica, o IELTS difere do CAE na medida em que a escala de notas é diferente, albergando menos níveis, o que indica um nível de exigência mais compacto. É também adquirido presencialmente, num exame administrado por um só avaliador. É o teste mais procurado para fins de ingresso no ensino superior e para emigração. Existem cursos e recursos de preparação para este exame, disponíveis através do British Council, que administra os exames em várias cidades. Existem algumas versões diferentes deste teste que têm fins diferentes e poderão abrir portas para outros testes mais especializados dentro das capacidades na língua inglesa.

 

TOEFL

Com maior foco nos Estados Unidos da América e Canadá, embora aceite em todo o mundo, o TOEFL é feito online através de um site oficial. A amplitude da nota divide-se em categorias de capacidades, em que gramática, conversação, leitura e escrita são analisadas distintamente. É um teste de nível académico, que poderá abrir portas para que estude em Universidades nos estabelecimentos de ensino superior de países anglófonos. É adequado para quem pretende entrar num programa de bolsas de ensino, para situações governamentais e agências de licenças e certificações.

 

 

Agora que entende melhor as idiossincrasias de cada um dos testes, deverá analisar os seus objetivos e valor que está disposto a gastar para obter a sua certificação do seu nível de inglês. Defina as finalidades para as quais necessita de uma creditação do seu nível de inglês para poder escolher o exame mais adequado ao seu caso específico. Poderá encontrar informações mais específicas sobre cada um destes certificados nos sites das agências que os promovem oficialmente, bem como material informativo e recursos para estudo para cada um destes testes. Após a decisão, deverá estudar afincadamente para o exame pretendido quer individualmente quer recorrendo a um acompanhamento profissional, através de um curso, para que consiga o resultado de que necessita. Existem versões variadas de preparação para estes exames que não deverão ser ignoradas, uma vez que cada um destes exames, embora tenha um nível de exigência semelhante, tem objetivos diferentes, pelo que o estudo deverá ser adequado ao requisitado. Deverá procurar uma solução oficial que certifique o seu nível na língua em questão, e nós estamos aqui para o ajudar a perceber qual é o mais indicado para o seu caso, bem como para o preparar para os distintos exames que permitem essa certificação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Praceta da Juventude Nº14, 2A/B/D, 2975-339 Quinta do Conde


Landline: 211 549 040
Mobile: 939 053 928


Email: [email protected]


Clique no botão para aceder ao formulário de contacto: