6 Atividades Didáticas Para Desenvolver (com) o Seu Educando

Não é só na escola que se podem desenvolver atividades didáticas…

 

…a educação infantil passa por casa também. Existem diversos jogos pedagógicos, por exemplo, que poderá jogar com o seu educando para uma mistura de diversão e aprendizagem. Existem diversos livros que podem ser transformados em atividades didáticas para crianças de diferentes idades disponíveis no mercado, inclusivamente na nossa biblioteca, e os jogos didáticos poderão desempenhar um papel fulcral na alimentação da vontade de aprender e manutenção da mesma ao longo do desenvolvimento educativo e pessoal do seu educando. Deste modo, gostaríamos de propor alguns tipos de atividades didáticas em torno de livros para que faça uma escolha informada aquando da decisão e compra de material para entreter e ensinar o seu filho ou educando da melhor forma. Convidamo-lo de igual modo a visitar-nos e a escolher o livro ideal para que possa desenvolver esse contacto, de relação com o seu educando, bem como do seu educando com os livros.

 

 

Livros de Colorir

 

Colorir poderá facilmente passar por uma atividade puramente lúdica, no entanto, existem benefícios ligados a esta prática tão comum às crianças mais novas – e, agora, até a adultos – que fazem do ato de colorir uma imagem algo mais importante do que pareceria à primeira vista. Além do óbvio estímulo à criatividade, os livros de colorir trabalham também as capacidades motoras e os sentidos da criança, pelo que colorir livros é um jogo educativo quase essencial.

 

 

Livros de Abas

 

Outra atividade lúdica que poderá desenvolver com a sua criança em tenra idade é a leitura interativa de livros de abas. Ao deixar que o seu educando participe na leitura do livro em questão, estará a estimula-lo para que este se interesse pela leitura e aprendizagem.

 

 

Livros de Imagens

 

A associação de imagens e palavras é deveras importante, pelo que poderá ser uma boa ajuda no desenvolvimento intelectual da criança. Estes livros oferecem, na sua generalidade, texto simples e bastantes imagens ilustrativas que transportam a criança para o mundo do livro, abrindo portas para que ela seja cativada a ligar formas, cores, linhas e mesmo culturas e questões educativas às palavras que acompanham cada imagem.

 

 

Livros de não-ficção

 

De modo a obter o gosto pela leitura, talvez o seu educando terá iniciado a sua aprendizagem através de livros de ficção. Os livros que demonstram a realidade são o próximo passo, uma vez que aliam o gosto pela leitura à plena aprendizagem, por exemplo histórica.

 

 

Livros de Referência

 

É essencial que o seu educando tenha ao seu dispor dicionários e enciclopédias para que possa recorrer aos mesmos e aprender com eles sempre que tiver uma dúvida ou algo o estimule a aprender mais sobre uma palavra ou um tema.

 

 

Livros de autocolantes

 

A ligação entre uma palavra e um objeto é facilmente treinada nos livros de autocolantes, em que a criança deverá colocar o autocolante certo junto da palavra a ele correspondente.

 

 

Deste modo, poderemos afirmar abertamente que os livros poderão ser, em si, um bom mecanismo de educação infantil. Existem vários tipos de livros que deverão estar à disposição do seu educando desde tenra idade para que, com o seu incentivo, surja a vontade de aprender através de atividades aparentemente apenas divertidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Praceta da Juventude Nº14, 2A/B/D, 2975-339 Quinta do Conde


Landline: 211 549 040
Mobile: 939 053 928


Email: [email protected]


Clique no botão para aceder ao formulário de contacto: